quinta-feira, 7 de abril de 2011

Facebook e Twitter ajudaram a localizar vítimas das chuvas na Região Serrana

Facebook e Twitter ajudaram a localizar vítimas das chuvas na Região Serrana

O governador Sérgio Cabral expôs nesta terça-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos, a experiência do Governo do Rio em democracia participativa e em redes sociais. O tema foi abordado durante o "Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe - Inspirando a Próxima Geração de Líderes Governamentais".

- As redes sociais são uma interessante fonte de informação das opiniões da população. E através dos nossos perfis nas redes e do meu perfil pessoal no Twitter, conseguimos ter o retorno imediato do que as pessoas esperam do nosso governo, podendo definir as nossas políticas públicas cada vez mais com a participação dos cidadãos.


Na avaliação de Cabral, o calendário de grandes eventos que o Rio se prepara para receber, como a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, torna ainda mais importante que cidadão e governo estejam trocando ideias. Para isso as redes sociais são fundamentais. Atualmente, segundo Cabral, 2,5 mil pessoas são beneficiadas com o acesso gratuito à internet sem fio no Estado.

Essa integração ganhou força no período da tragédia causada pelas chuvas e deslizamentos na Região Serrana, em janeiro, e durante a ocupação do Complexo do Alemão, em novembro do ano passado, pelas forças de segurança. Sites de compartilhamento de notícias, como Facebook e Twitter, foram usados como centrais de informações para que os moradores das áreas atingidas pela chuva pedissem socorro ou divulgassem informações sobre desaparecidos. No caso da ocupação no Complexo do Alemão, representantes da Secretaria de Segurança Pública tiraram as dúvidas da população através de bate-papo ao vivo pelo Twitter - antes, durante e depois da ação.

O Fórum foi organizado pela empresa norte-americana Microsoft. O evento termina nesta quarta-feira (6) com discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, orador principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário