sábado, 13 de março de 2010


Arborização urbana

As atividades de arborização urbana nos últimos anos tiveram avanços significativos, mas ainda há muito que fazer. Sabe-se que o vigor das árvores nas cidades é um reflexo da boa ou má qualidade das mudas. Uma cidade bem arborizada não é somente bonita. É também mais saudável para viver. Tanto que Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que para cada habitante deve haver no mínimo 12 m² de área verde!*(www.ibama.com.br)

Os principais benefícios das árvores são:

1- Transformam o gás carbônico em oxigênio, deixando assim o ar mais limpo para se respirar.
2- Diminuir os impactos de ruídos produzidos pelo trânsito, pelas indústrias e pelas pessoas.
3- Além disso, cidades com uma quantidade significativa de áreas verdes tem um clima mais ameno.
4- Estão menos sujeitas a enchentes, pois as copas das árvores diminuem a velocidade de escoamento das águas das chuvas e o solo a absorve, diminuindo a quantidade de água que vai para bueiros e rios.
5- Abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, conseqüentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.*(apostila Senac Arborização urbana: Bueno: L. F.)

No entanto, muitos são os problemas causados do confronto de árvores inadequadas como, por exemplo, equipamentos urbanos, como fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros, postes de iluminação, etc. Estes problemas são muito comuns de serem visualizados e provocam, na grande
maioria das vezes, um manejo inadequado e prejudicial às árvores. É comum vermos árvores podadas drasticamente e com muitos problemas fitossanitários, como presença de cupins, brocas, outros tipos de patógenos, injúrias físicas como anelamentos, caules ocos e podres, galhos lascados, etc. Frente a esta situação, não basta só plantar uma árvore no perímetro urbano e simplesmente esquecê-la tem que zelar pela sua proteção, Neste sentido, é fundamental considerarmos a necessidade de um manejo constante e adequado voltado especificamente para a arborização de ruas, praças.* (Guia de Arborização Elektro).

Contudo existe um emaranhado de leis em nosso pais que complicam e emperram o desenvolvimento sustentável, considerando que no Brasil tem a maior biodiversidade da fauna e flora do mundo.